Usando uma estratégia de duas paragens, Fernando Alonso da Ferrari tornou-se no primeiro piloto a ganhar duas corridas na época de 2012, passando para a liderança do campeonato graças a uma vitória emocional no território natal.
Alonso qualificou-se em 11º da grelha mas subiu 10 lugares em dois períodos curtos com o pneu macio P Zero Yellow e uma tirada mais longa de 29 voltas com o pneu médio P Zero White.
Sebastian Vettel da Red Bull estava a liderar por 20 segundos depois da sua qualificação na pole position, até que um período a meio com o carro de segurança baralhou a corrida. O alemão entrou para as boxes para colocar um jogo de médios que esperava poder levá-lo até ao fim, depois de dois períodos curtos com os pneus macios, e regressou à pista na liderança. Mas pouco depois do recomeço, Vettel parou com um problema técnico e o herói local Alonso passou para a frente, tendo parado também durante o período do carro de segurança para apertar o seu jogo final de pneus médios.
O piloto da Lotus Romain Grosjean estava a seguir uma estratégia de pneus similar à de Alonso e ficou numa posição forte para desafiar o Ferrari até que sucumbiu também a um problema técnico na volta 40. As posições do pódio foram decididas nas voltas finais, depois de um fim dramático caracterizado por incidentes e ultrapassagens.
Kimi Raikkonen foi o segundo pela Lotus, à frente do Mercedes de Michael Schumacher. Raikkonen também tirou vantagem do carro de segurança para mudar para o seu último jogo de pneus, enquanto Schumacher tentou uma estratégia diferente. Em terceiro lugar - o piloto mais alto na grelha (12th) dos 5 pilotos que começaram com pneus médios- Schumacher também fez o seu melhor resultado do ano e o primeiro pódio do seu regresso, depois de um carga espetacular nas últimas voltas com o pneu macio. Mais uma vez, três carros diferentes com fabricantes diferentes estiveram no pódio, pilotados por três campeões do mundo.
Paul di Resta da Force India foi o único piloto a usar uma estratégia de uma paragem, parando para mudar do pneu macio para o médio na volta 23 e foi o piloto que completou mais voltas quer com o macio quer com o médio: 23 com o macio e 34 com o médio. Di Resta acabou em sétimo, apenas dois lugares atrás do seu colega de equipa, que parou duas vezes, Nico Hulkenberg, cujo quinto lugar foi o melhor da sua carreira.
"Valência iria ser um circuito onde seria muito difícil ultrapassar, mas isso não pareceu ser o caso hoje, pois houve muitas vezes onde não sabíamos para onde olhar a seguir! Valência é uma pista incrivelmente dura, como pode ser visto pelo número de desistências esta tarde, e Fernando fez um trabalho incrível para ganhar a partir do 11º lugar. A última volta foi particularmente interessante com os três primeiros carros em estratégias similares até que Lewis Hamilton se envolveu num acidente e Michael Schumacher apareceu. Por isso foi uma oportunidade fascinante para vermos como os carros e os pilotos geriam os pneus em igualdade, particularmente quando se chegou às voltas finais. Parabéns também a Schumacher e à Mercedes: é fantástico ver um grande campeão como ele de volta ao pódio - na companhia de outros dois grandes campeões, que fizeram um trabalho igualmente impressionante", comentou Paul Hembrey.
Sebastian Vettel da Red Bull estava a liderar por 20 segundos depois da sua qualificação na pole position, até que um período a meio com o carro de segurança baralhou a corrida. O alemão entrou para as boxes para colocar um jogo de médios que esperava poder levá-lo até ao fim, depois de dois períodos curtos com os pneus macios, e regressou à pista na liderança. Mas pouco depois do recomeço, Vettel parou com um problema técnico e o herói local Alonso passou para a frente, tendo parado também durante o período do carro de segurança para apertar o seu jogo final de pneus médios.
O piloto da Lotus Romain Grosjean estava a seguir uma estratégia de pneus similar à de Alonso e ficou numa posição forte para desafiar o Ferrari até que sucumbiu também a um problema técnico na volta 40. As posições do pódio foram decididas nas voltas finais, depois de um fim dramático caracterizado por incidentes e ultrapassagens.
Kimi Raikkonen foi o segundo pela Lotus, à frente do Mercedes de Michael Schumacher. Raikkonen também tirou vantagem do carro de segurança para mudar para o seu último jogo de pneus, enquanto Schumacher tentou uma estratégia diferente. Em terceiro lugar - o piloto mais alto na grelha (12th) dos 5 pilotos que começaram com pneus médios- Schumacher também fez o seu melhor resultado do ano e o primeiro pódio do seu regresso, depois de um carga espetacular nas últimas voltas com o pneu macio. Mais uma vez, três carros diferentes com fabricantes diferentes estiveram no pódio, pilotados por três campeões do mundo.
Paul di Resta da Force India foi o único piloto a usar uma estratégia de uma paragem, parando para mudar do pneu macio para o médio na volta 23 e foi o piloto que completou mais voltas quer com o macio quer com o médio: 23 com o macio e 34 com o médio. Di Resta acabou em sétimo, apenas dois lugares atrás do seu colega de equipa, que parou duas vezes, Nico Hulkenberg, cujo quinto lugar foi o melhor da sua carreira.
"Valência iria ser um circuito onde seria muito difícil ultrapassar, mas isso não pareceu ser o caso hoje, pois houve muitas vezes onde não sabíamos para onde olhar a seguir! Valência é uma pista incrivelmente dura, como pode ser visto pelo número de desistências esta tarde, e Fernando fez um trabalho incrível para ganhar a partir do 11º lugar. A última volta foi particularmente interessante com os três primeiros carros em estratégias similares até que Lewis Hamilton se envolveu num acidente e Michael Schumacher apareceu. Por isso foi uma oportunidade fascinante para vermos como os carros e os pilotos geriam os pneus em igualdade, particularmente quando se chegou às voltas finais. Parabéns também a Schumacher e à Mercedes: é fantástico ver um grande campeão como ele de volta ao pódio - na companhia de outros dois grandes campeões, que fizeram um trabalho igualmente impressionante", comentou Paul Hembrey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário