O Supremo Tribunal da Inglaterra condenou nesta sexta-feira a Force India a pagar 650 mil libras algo em torno de R$ 2 milhões – à Caterham e a Mike Gascoyne, diretor técnico da equipe, por acusar a equipe de Tony Fernandes e a empresa Aerolab de plagiar dados de seu bólido utilizado na temporada de 2009.
Em março, a corte britânica já havia obrigado a Aerolab a pagar 20,9 mil libras (R$ 60 mil) à equipe Force India após concluir que parte do modelo VJM03 do time Indiano fora reproduzida no T127, primeiro chassi de F-1 construído pela então Lotus (que é agora a Caterham).
Na avaliação da Corte, no entanto, a Lotus não plagiou “de forma sistemática” o carro da Force India, e usou apenas os dados como um “atalho” para a construção do chassi.
Com isso, a Force India terá de indenizar Gascoyne, originalmente exonerado de culpa no processo, em cerca de 400 mil libras – aproximadamente R$ 1,2 milhões –, e a 1Malaysia (empresa de Tony Fernandes que detém o nome Caterham) em cerca de 250 mil libras (R$ 800 mil).
A Force India tem 14 dias para pagar a dívida com o time malaio.
Até a temporada 2009, a empresa italiana Aerolab, administrada por Jean-Claude Migeot, prestava serviços de túnel de vento para a Force India.
Em 2010, a companhia rompeu contrato com o time Indiano, alegando atraso de pagamento, e começou a trabalhar com a Lotus/Caterham.
Durante a construção do T127, a equipe Malaia, com auxilio de Migeot, reutilizou dados do carro de 2009 da Force India, mas o diretor da Aerolab esclareceu que a ação não foi intencional.
“O problema é que tivemos de nos afastar da Force India por falta de pagamento e começamos a trabalhar para a Lotus praticamente no dia seguinte. Não tivemos tempo de limpar os computadores e, nesse período, algumas pessoas usaram parte desses estudos”, explicou Migeot à época.
“Há uma linha muito tênue entre usar um conhecimento e copiar os dados de alguém, algo que não fazemos. Trabalhamos com contratantes, consultores e pessoas que nos procuram por conta de nosso prestígio e conhecimento.”
Após o acontecido, a Force India iniciou um processo contra a Aerolab por violação de propriedade intelectual, mas a Corte inglesa considerou a inocente, embora tenha reconhecido que algumas das peças do VJM03 foram re-utilizadas no T127.
Nome:Danilo Porto N :05 7 Série :D
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