Jacques Laffite nasceu em Paris, no dia 21 de novembro de 1943. Filho de advogado, decidiu trabalhar como mecânico quando era novo. Ele era colega de Jean-Pierre Jabouille – ambos acabariam se tornando pilotos de Fórmula 1.
O engraçado na história de Laffite e Jabouille é que os dois também viraram cunhados, já que casaram com duas irmãs.
Laffite tinha quase 30 anos quando começou a se dedicar ao automobilismo. Em 1972, ele ganhou a Fórmula Renault. Um ano mais tarde, sagrou-se campeão da F3 francesa.
Graças ao bom desempenho, porém, Laffite teve uma rápida ascensão na carreira. Em 1974, conseguiu uma vaga na F2. Na quarta corrida da primeira temporada, ele venceu, na Áustria. Curiosamente, Jabouille ganhou a prova seguinte: na Alemanha.
Terceiro colocado no campeonato de F2, Laffite recebeu o convite de Frank Williams para correr os últimos cinco GPs daquela mesma temporada da F1 pela entãoIso Marlboro, que, no ano seguinte, viraria Williams e Laffite continuaria como piloto do time.
Os dois primeiros anos na F1 marcaram tanto a inexperiência de Laffite quanto da equipe de Frank Williams. Em 75, ele completou apenas três das 12 corridas. Mesmo assim, o francês conseguiu um pódio, no GP da Alemanha. Ele chegou em segundo depois de largar da 15ª posição.
Apesar disso, foi insuficiente para mantê-lo na equipe. Sem dinheiro, a Williams acabou dispensando Laffite ao final do ano.
Então, o piloto foi “resgatado” pela novata Ligier. No primeiro ano, a equipe conseguiu três pódios: todos eles com Laffite – e também uma pole, no GP da Itália.
Em 1977, Laffite venceu pela primeira vez na F1 – também foi a primeira vez que um piloto francês venceu por uma equipe francesa e com motor francês!
Os dois – Laffite e Ligier – construíram uma bela história juntos. Todas as sete vitórias do francês vieram pela equipe do mesmo país. Por três temporadas seguidas (1979-1980-1981), Laffite chegou um quarto lugar no mundial de pilotos.
Ele bateu todos os companheiros da época: Jacky Ickx, Patrick Depailler, Didier Pironi, Jabouille e Patrick Tambay.
Porém, em 1982, acabou superado por Eddie Cheever, terminou em 18° no mundial de pilotos e voltou para a Williams na temporada seguinte.
Laffite permaneceu na Williams por mais duas temporadas, mas não teve o mesmo sucesso dos anos anteriores. Ele foi massacrado por Keke Rosberg e deixou o time de Frank Williams sem nenhum pódio conquistado.
Em 1985, ele retornou à Ligier, onde passou mais duas temporadas. No ano seguinte, ele quebrou as pernas em um acidente durante a largada para o GP da Inglaterra. Com 42 anos de idade, Laffite decidiu abandonar a carreira na F1.
Durante toda a história da Ligier, Laffite foi o piloto com mais sucesso do time: teve seis das nove vitórias; 31 dos 45 pódios e sete das nove poles.
O francês ainda retornou às pistas em carros de turismo. Atualmente, Laffite é comentarista no canal de televisão francês TF1.
Nome:Danilo Porto N:05 7 Série :D
https://www.google.com.br/webhp?hl=pt-BR&tab=ww
Nenhum comentário:
Postar um comentário