Para quem duvidava de suas chances nesta temporada, Sebastian Vettel está de volta. O atual bicampeão
mundial deu a volta por cima e conquistou sua primeira vitória neste ano ao cruzar a linha de chegada do GP do Bahrein em primeiro.
O alemão, que largou na pole position, até sofreu um pouco com a pressão de Kimi Räikkönen, mas nada que o impedisse de voltar ao topo do pódio.
A última vitória de Vettel havia sido no GP da Índia, em outubro. Em 2012, o alemão, que dominara a temporada passada com folga, esteve abaixo da expectativa nas primeiras corridas. Ele ficou em segundo na Austrália, mas amargou um 11º lugar na Malásia e terminou na quinta posição na China.
Com o resultado, Vettel assumiu a liderança do Mundial de pilotos com 53 pontos, quatro a mais do que Lewis Hamilton - o piloto da McLaren ocupava a ponta antes da prova no Bahrein.
Outro destaque ficou por conta do excelente resultado dos carros da Lotus. Com um desempenho consistente, Kimi Räikkönen e Romain Grosjean completaram o pódio na segunda e terceira posições, respectivamente. Foi a primeira vez na qual o finlandês subiu ao pódio desde seu retorno à categoria. Desde 1988, quando Nelson Piquet foi terceiro na Austrália, a Lotus não via um de seus pilotos terminar entre os três primeiros colocados.
Já a McLaren foi discreta. Hamilton foi o oitavo colocado, enquanto Jenson Button teve problemas nas voltas finais e abandonou.
Vettel no pódium |
Pela primeira vez desde 1983, as quatro primeiras corridas da temporada tiveram vencedores de equipes diferentes. Em 2012, além de Vettel (Red Bull), Button (McLaren), Alonso (Ferrari) e Rosberg (Mercedes) ganharam na Austrália, Malásia e China, respectivamente.